Bandeira da Croácia

Bandeira da Croácia

Bandeira da Croácia

A Bandeira da Croácia é formada por três faixas horizontais do mesmo tamanho. A faixa superior é vermelha, a central branca e a inferior azul.
No centro da bandeira , há o Brasão de Armas da Croácia.

As Cores da bandeira são as cores simbolizam o movimento pan-eslavista, que defende a união dos povos eslavos. Este movimento foi muito forte no início do século XX.

Mas existe também uma outra simbologia para as cores da bandeira. O azul representa a devoção, amor e adoração a Deus, o branco simboliza a paz e o vermelho representa o sangue derramado pelos mártires croatas, que morreram pela pátria.

O Brasão de Armas

O Brasão de Armas no centro é composto por um padrão xadrez branco e vermelho, que representa a formação do povo croata. Na coroa que fica no topo do brasão, estão os cinco brasões: o brasão da Croácia, o Brasão de Dubrovinik, o brasão da Dalmácia, o Brasão da Istria e o Brasão da Eslavônia.

A bandeira da Croácia foi projetada pelo pintor e artista gráfico croata Miroslav Sutej.

Ela foi adotada oficialmente no ano de 1990, em 21 de dezembro. Sua proporção é de 1:2 , ou seja, se ela tiver 1 metro de largura, deverá ter 2 de comprimento.

Sobre a Croácia

A Croácia está localizada na Europa, possui uma extensão territorial de 56.538 quilômetros quadrados, faz fronteiras com a Eslovênia, Hungria, Sérvia e Bósnia-Herzegovina e é banhada pelo mar Adriático. Sua população é de aproximadamente 4,4 milhões de pessoas.

A economia é impulsionada pelas indústrias têxteis, químicas e mecânicas na cidade de Zagreb. Outros destaques são as siderurgias e petroquímicas que se desenvolvem na região.

Outra importante fonte de receita é o turismo, o país recebe cerca de 8 milhões de visitantes por ano. A Croácia possui 1.135 ilhas e um litoral de 5.789 quilômetros, além de cidades milenares, como Dubrovnik (considerada patrimônio da humanidade), as ruínas gregas e romanas e o Palácio de Diocleciano, construído no fim do século III para ser o retiro do imperador romano.

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média / 5. Quantidade de Votos