Bandeira da Palestina

Bandeira da Palestina

Bandeira da Palestina

A bandeira da Palestina é formada por três faixas horizontais do mesmo tamanho. A faixa superior é na cor preto, a central branca e a inferior azul. No canto esquerdo da Bandeira há um triângulo isósceles vermelho.

A faixa preta, faz menção ao profeta Maomé. (570 a 632). A partir de 750, a dinastia Abássida adotou o preto para simbolizar o luto pela Batalha de Karbala, onde diversos parentes do profeta morreram.

A faixa na cor branca simboliza a dinastia Umayyad (661-750), que governou a região durante nove décadas, sua capital era Damasco (atual Síria). A cor branca também simboliza o luto pelos parentes do profeta mortos da primeira batalha em Badr. Foi durante essa dinastia que Jerusalém se tornou sagrada para os muçulmanos.

Já a faixa na cor verde homenageia a dinastia Fatimida (909 a 1171), no Marrocos – África. Essa cor representa o primo Ali do profeta Maomé, o qual usou verde para se livrar de uma tentativa de assassinato.

O triangulo vermelho simboliza o povo Khawarij, que foi o primeiro partido republicano na região formado a partir do domínio do Islã, que aconteceu após o assassinato do califa Uthman. Atualmente, a cor vermelha também simboliza a Arábia Saudita e os Hashemitas, os quais são considerados descendentes do Profeta.

A Bandeira da Palestina foi desenhada por Sharif Hussein, para a revolta árabe contra o Império Otomano de Junho de 1916. Mas só foi adotada oficialmente no ano de 1988, no dia 15 de novembro.

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média 5 / 5. Quantidade de Votos 1